Inovatize Zurmo CRM: A solução de CRM para pequenas empresas

Gerenciar as informações dos clientes é fundamental para uma empresa crescer, pois é uma das atividades mais importantes que a empresa precisa realizar, já que sem cliente não existe venda e consequentemente não existe empresa. E se existir uma solução de CRM gratuito?

Pesquisando na Internet é possível descobrir diversas soluções para gerenciar os clientes, porém quase toda micro e pequena empresa, e podemos também incluir as startups, utilizam planilhas para realizar tal função, pois consideram a solução mais simples e barata que pode existir.

Acredito que algumas das razões para isto é que as soluções existentes são caras e, desta maneira, fora da realidade das pequenas empresas ou são soluções com restrições, por exemplo, de quantidade de clientes cadastrados ou até de determinados módulos importantes, mas existentes somente em versões pagas.

Mas utilizar planilhas também não é tão bom assim, pois é só aumentar um pouco o número de clientes, colocar uma segunda pessoa para gerenciar a planilha ou ter menos tempo para atualizar as informações e pronto! As informações começam a ficar cada vez mais desatualizadas, diversas informações são perdidas, porque já são duas, três ou até quatro versões da planilha espalhadas pelos diversos notebooks e computadores da empresa.

Então, qual a solução? Comprar uma solução e instalá-la em um computador/servidor na empresa ou contratar uma solução Web e pagar por usuários de acesso?

Talvez a melhor opção seja usar um software livre, como por exemplo o Inovatize Zurmo CRM, que é uma solução fácil de usar, fácil de personalizar e que pode ser adaptada para qualquer tipo de negócio, junto com o modelo de software como serviço.

A principal vantagem seria sempre utilizar a mesma solução, no caso o Inovatize Zurmo CRM, independente de quem disponibiliza o serviço, por exemplo, o CRM está instalado em um servidor na nuvem de um fornecedor, mas você não está feliz com os serviços prestados por este fornecedor, então você migra o CRM para outro fornecedor, solicitando uma cópia da aplicação e da base de dados deste primeiro fornecedor.

Com isto você evita o problema de ter que aprender uma nova solução de CRM, sempre que muda de fornecedor, sem esquecer nas horas de treinamento que você e sua equipe precisarão ter.

Por isto, utilizar software livre não é somente uma questão técnica, mas também econômica e de como a empresa pode economizar e tornar toda empresa mais eficiente, desta forma, as vantagens do software livre e de código aberto não estão somente na melhor segurança e qualidade da solução, mas também na redução de custo e autonomia de fornecedor.

Pense sobre isto!

O que você ganha com o CRM?

Em primeiro lugar o CRM centralizará todas as informações e interações sobre cada cliente, apresentando de maneira simples e resumida para que o vendedor, ou equipe de vendas, possa tomar decisões mais acertadas, agir baseado em dados e, assim, superar as expectativas do cliente, ao mesmo tempo que aperfeiçoa a estratégia de fidelização de clientes.

Com a equipe e os processos bem estruturados para atender bem o cliente, a comunicação interna da empresa também funciona melhor e as informações são compartilhadas entre todos. Os relatórios e gráficos com indicadores de desempenho e comportamento são automatizados com dados em tempo real e, assim, todos podem se dedicar ao que realmente importa: o cliente.

A segmentação de clientes proporciona mais inteligência para a empresa e permite conhecer mais profundamente os clientes, suas preferências de abordagem e necessidades, com isto, é possível elaborar estratégias de marketing e vendas mais eficazes, que estimulem o aumento de clientes e também das vendas.

Por exemplo, se um cliente comprou um determinado produto ou serviço, faz sentido somente oferecer novos produtos complementares ou relacionados a este. Esta simples estratégia aumentará a fidelização e satisfação do cliente por mais tempo.

Mantendo as informações atualizadas e o histórico de interações com o cliente é possível identificar em qual estágio do funil de vendas ele está e assim oferecer informações direcionadas, que ajudem na decisão de compra.

A automação dos processos de marketing e vendas reduz falhas e torna a empresa mais eficiente e produtiva, ganhando competitividade e visibilidade sobre a concorrência.

A personalização da comunicação significa elaborar campanhas de marketing completamente focadas com as necessidades dos clientes, oferecendo produtos e serviços que façam sentido para ele. Também facilita identificar mais e melhores oportunidades de negócio específicas para atender os clientes, criando um relacionamento mais próximo e com mais benefícios para todos.

Utilizar o CRM permite que se mantenha a agenda organizada e ser mais produtivo, além de registrar, gerenciar e até automatizar melhor todas as atividades relacionadas aos clientes, não esquecendo de enviar um orçamento ou informação importante que ajude no fechamento de uma proposta, por exemplo.

A estratégia da gamificação para incentivar e recompensar o time de marketing e vendas a adotar o CRM no dia-a-dia, criando engajamento e melhorando a qualidade da informação armazenada, proporcionando mais resultados e aperfeiçoando todos os processos.

Uma equipe mais motivada e colaborativa permite otimizar a entrega de clientes em potencial pelo marketing e garantir que mais oportunidades sejam fechadas com sucesso por vendas.

Agora, com as informações armazenadas e atualizadas, o CRM se torna uma mina de ouro para obter indicadores chave de desempenho e comportamento, que precisam e devem ser monitorados.

Estes indicadores ajudam a entender melhor o perfil do potencial cliente, quais os fatores de sucesso no fechamento de uma venda e até o momento que a empresa se encontra, permitindo assim tomar melhores decisões em relação a novos investimentos. Criar e otimizar campanhas de marketing, melhorar canais de comunicação e os processos de vendas, definir melhores estratégias e muito mais.

Por exemplo, se o indicador de origem dos clientes, ou seja, como os clientes chegaram até a empresa, aponta para indicação de outros clientes, ou o famoso boca a boca, e que poucos chegam através do site.

Isto mostra que para aumentar o número de clientes e de vendas são necessários esforços tanto para saber qual o principal fator que está fazendo os clientes indicarem outros, melhorando ainda mais este fator, quanto ações para entender por que o site não está atraindo a atenção dos novos clientes. Uma dica simples seria perguntar para os atuais clientes o que acham do site!

Diversas melhorias são verificadas com a utilização correta do CRM no dia-a-dia da empresa, como aumento nas vendas, aumento de novos negócios gerados, aumento de clientes satisfeitos e fidelizados, aumento de produtividade da equipe comercial e muito mais. E ainda que todo este investimento tem um retorno na grande maioria dos casos em menos de 1 ano.

Todos estes resultados são possíveis simplesmente analisando as informações armazenadas no CRM e utilizando estas informações em benefícios de todos: clientes, gestores e colaboradores.

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Conhecendo o Inovatize Zurmo CRM

O objetivo do Inovatize Zurmo CRM é proporcionar uma aplicação de CRM fácil de usar, fácil de personalizar e que pode ser adaptada para qualquer tipo de negócio. Com o Inovatize Zurmo CRM é possível elaborar estratégias mais eficientes de marketing e vendas, fidelizando e encantando o cliente com a oferta certa e no momento em que ele precisa.

As principais características do Inovatize Zurmo CRM são:

Up
Acompanhamento das oportunidades através das etapas da venda. Gráficos de funil de vendas e painel Kanban. Acompanhamento em tempo real.

Graph
Gerenciamento das campanhas de marketing, criação de listas segmentadas, elaboração de modelos e análise do desempenho das campanhas.

Open-box
Fácil customização. Crie campos personalizadas de acordo com as reais necessidades da sua empresa, usando uma interface fácil e simples.

iMac
Design responsivo, ajustável para qualquer tamanho de tela. Perfeito para pessoas e equipes que não ficam somente sentadas em suas mesas o dia todo.

Soluções livres para melhorar sua empresa

Existem inúmeras soluções em software livre que podem e devem ser usadas nas empresas, principalmente nas startups, pequenas e médias empresas que possuem poucos recursos para investir em TI.

Na verdade muitas empresas já utilizam software livre e talvez não saibam, por exemplo, o servidor Web Apache, a plataforma de comércio eletrônico WooCommerce, o navegador Firefox, o software para edição de imagens GIMP, etc. Todos são exemplos de soluções livres utilizadas em muitas empresas, sejam elas grandes ou pequenas.

Algumas empresas, principalmente as pequenas e médias, acreditam ainda que soluções de ERP, CRM, BI, Gerenciamento de Conteúdo, etc, são somente para grandes empresas e que estas soluções são caras e impossíveis de serem usadas sem um especialista. Errado!

Conheça algumas soluções interessantes que podem ajuda sua empresa: Saiba mais.

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