Análise: Notebook Positivo Mobile R34

Características

O Positivo Mobile R34 é um notebook ultra-portátil, devido sua tela de 12.1″ e apenas 1,9Kg, destinado aos consumidores que precisam de um notebook pequeno e leve, porém não querem ou não gostam dos famosos netbooks.

Este notebook está equipado com o processador Intel Pentium T3200, 3GB RAM, disco 160GB, gravador de CD/DVD, webcam 1.3MP, redes gigabit ethernet e wireless, bluetooth, leitor de cartões e impressão digital e tela de 12.1″ widescreen, tudo isto em apenas 3,6 x 29,9 x 21,9 cm (A x L x P) e míseros 1,9 Kg.

A distribuição instalada é Mandriva 2008.0, com a interface KDE 3.5.7, com algumas modificações feitas pela Positivo.

Onde comprar?

Este notebook foi comprado na Americanas.com por R$ 1.799,00 e demorou aproximadamente 5 dias úteis para ser entregue. Não tive nenhum problema com a entrega.

Primeira impressão

Minha primeira observação é quanto ao tamanho deste notebook, pois comparado ao notebook Toshiba A75-S209, o Positivo R34 é muito pequeno e sensivelmente mais leve. Comparando com o netbook Postivo Mobo White 1020, o R34 é cerca de 4 cm maior e 900g mais pesado.

Para quem procura um notebook pequeno e leve, mas não quer ficar limitado à um netbook, realmente vale a pena este modelo da Postivo.

Obs.: Quando digo limitado, estou me referindo à performance do processador, falta de unidade de CD/DVD, tamanho da tela, etc.

Outro detalhe que gostei muito foi a instalação do Mandriva Linux que veio, pois todos os recursos, como webcam, wireless, leitor de impressão digital, teclado, etc, vieram funcionando sem problemas, além de realizar a inicialização do sistema em aproximadamente 30 segundos.

Porém a versão Mandriva 2008.0 foi lançada no final de 2007, ou seja, as versões dos aplicativos não são as mais atuais, como por exemplo: KDE 3.5.7, Firefox 2.0.0.6, OpenOffice 2.2.1 e kernel 2.6.22.

Um último comentário é quanto ao sistema de refrigeração deste notebook, que esquenta um pouco o lado esquerdo do teclado, pois a saída de ar está justamente deste lado. Este pode ser um motivo para alguns preferirem um netbook, como o Positivo Mobo White 1020, que praticamente não esquenta nada.

Instalação do openSUSE 11.1

Minha opção por esta distribuição é puramente pessoal, pois realmente gosto da distribuição openSUSE, principalmente do YaST. Outra escolha seria o Fedora.

Obs.: Particularmente prefiro distribuições baseadas em RPM.

Para resumir, a instalação ocorreu sem problemas e demorou um pouco mais que 15 minutos para a opção padrão com KDE4 e somente o leitor de impressão digital e as teclas Fn não estavam funcionando ao final deste processo.

Para resolver o problema das teclas Fn simplesmente instalei o pacote keytouch do repositório Packman e configurei todas as teclas, sem maiores problemas. Na verdade, somente o controle de som do KMix ainda apresenta alguns problemas.

Quanto ao leitor de digitais foi necessário compilar a última versão da biblioteca libfprint, pois a versão que acompanha o openSUSE 11.1 ainda não suporta o hardware do notebook. Após a instalação, o hardware foi reconhecido, porém não consegui integrar com o módulo PAM de autenticação, mas confesso que também não tentei muitas vezes.

Se você for um usuário com pouca experiência no Linux, recomendo continuar com o Mandriva e talvez atualizar o sistema operacional somente quando sair a versão 11.2 do openSUSE ou tentar outra distribuição que achar melhor.

Obs.: Mas por favor, nada de instalar o Windows, ainda mais se for ilegal, ou seja, sem licença.

O KDE 4 apesar de ser, para mim, muito melhor que a versão 3.5, ainda apresenta alguns pequenos problemas, principalmente quanto a performance dos efeitos 3D, que mesmo com a placa de vídeo é Intel  965GM não consegue funcionar perfeitamente.

Observações finais

O notebook Positivo Mobile R34 é um equipamento realmente portátil, devido seu tamanho e peso reduzidos, sem contar o silêncio (Este notebook é muito silencioso!), e com uma performance muito boa, sendo possível até compilar seu próprio kernel sem grandes sofrimento.

O reconhecimento do hardware no openSUSE 11.1 foi excelente e os poucos problemas foram facilmente resolvidos, mesmo assim, aconselho para quem não conhecer muito, manter a versão instalada originalmente.

Como pontos negativos destaco o teclado, que incomoda um pouco quando se tem que escrever um texto muito longo e também pela posição das teclas “/” e “?”, pois é necessário pressionar antes a tecla “Alt Gr”.

Mas este “problema” do teclado na verdade esta relacionado ao fato do notebook ser muito pequeno, ou seja, não tem como ter um teclado confortável um equipamento tão pequeno assim. O mesmo acontece com qualquer netbook existente no mercado.

Outro fato que incomoda um pouco é a saída de ar esquentar o teclado, mas nada de anormal.

Como nota final, a minha é 9,5 para este equipamento.

foto 1

foto 2

foto 3

foto 4