Apresentando o Zurmo CRM

O CRM que sua equipe de vendas realmente vai querer usar
[twitter-button]

Este texto é o primeiro de uma série que irá apresentar o Zurmo CRM, mostrando suas funcionalidades e como usá-las. Para iniciar o tema, mostraremos, nesta primeira parte, as principais características e como cadastrar um lead, que seria o primeiro passo no uso desta ferramenta fantástica.

Você pode utilizar o ambiente de demonstração, no endereço zurmocrm.linux2business.com.br, para experimentar e testar todas as lições apresentadas nesta série de notícias sobre o Zurmo.

Vamos lá! Depois que o Zurmo foi instalado e seu usuário de acesso criado pelo administrador do Zurmo, assunto que será mostrado em outro texto, a primeira tela que você verá ao entrar no sistema será a tela de boas vindas do Zurmo:

Bem-vindo ao Zurmo

Obs.: É possível desabilitar a exibição da tela de boas vindas do Zurmo, clicando em “Não exibir mais esta tela” no final da tela.

Ao clicar sobre o botão “Ir para o painel” você será levado para tela inicial do Zurmo, com informações sobre suas tarefas, reuniões, atividades, conversas e também gráficos com informações das suas oportunidades. É possível personalizar o painel inicial, trocando de lugar as informações e até criar novos painéis.

Tela inicial e menu Meu perfil

Para acessar o perfil do seu usuário, basta clicar sobre seu nome no canto superior direito e depois em “Meu perfil”, conforme mostra a imagem acima, onde você terá informações sobre sua classificação dentro do Zurmo e as estatísticas divididas entre diversas áreas como Vendas, Novo Negócios, Comunicação, etc. O Zurmo utiliza o conceito de gamificação para tornar seu uso mais divertido e proporcionar assim um maior engajamento por todos que utilizam a solução.

Meu perfil

Alterar o seu perfil, incluindo uma foto, informações de telefones de contato, departamento, endereço, etc, também é importante para facilitar a comunicação através do próprio Zurmo, lembrando que ele também é um CRM Social, com um módulo de bate-papo.

No botão “Configuração” é possível alterar a aparência do Zurmo, modificando as cores e textura, e deixando com a “sua cara”, além de configurar a assinatura das mensagens de e-mail enviadas a partir do Zurmo.

Obs.: Somente é possível realizar a configuração da assinatura depois que o administrador tiver configurado o serviço de e-mail, assunto que será visto em outro texto.

Depois que você realizou todas as configurações em seu perfil, clique em “Voltar para o Início” para retornar a tela inicial, para criar seus leads, oportunidades e gerenciar as demais atividades com os seus contatos e contas já criados.

Para começar com o Zurmo a primeira tarefa é cadastrar seus contatos através da criação de leads. Mas por que lead e não contato? Na verdade você pode começar por leads, contatos ou contas e esta escolha vai depender de como você “trata” as informações dos seus clientes.

O Zurmo utiliza leads para referenciar alguém que forneceu informações de contato em troca de alguma coisa útil para ele, como conteúdo, pedidos sobre produto/serviço, etc. Já contatos são leads qualificados, ou seja, que demonstraram interesse em algum produto/serviço e que, por conta deste interesse, geraram uma oportunidade de negócio, que pode ou não ser concluída com sucesso. Já contas são as empresas vinculadas aos contatos, então se para o seu negócio os leads/contatos não precisam de uma empresa vinculada, esta lista pode ser vazia sem problema e você não precisa cadastrar nenhuma conta.

E por que eu recomendo começar sempre pela criação de leads? Porque ao converter um lead, todas as informações cadastradas são utilizadas tanto para o contato quanto para a conta, que serão criados. O ato de converter um lead facilita para que você não tenha que escrever novamente as informações já gravadas e também divide quais dos seus possíveis clientes já são qualificados (contatos) e quais não são (leads).

Obs.: Os contatos cadastrados podem “virar” clientes ou não, mas uma vez convertidos, um contato não pode voltar à condição de lead.

Para criar um lead você pode colocar o mouse sobre o botão “Criar” e depois clicar em “Lead“, conforme abaixo:

Criar novo lead

Em seguida, é necessário preencher as informações como nome, sobrenome, e-mail principal, fonte de origem do contato (evento, ligação telefônica, etc), nome da empresa (se tiver), telefones de contato, endereço, atividade da empresa ou da pessoa, site, descrição e tudo mais que seja importante. Após tudo preenchido, basta clicar no botão “Salvar” e o lead será criado. Importante observar que você pode definir permissões de acesso como, por exemplo, quem será o proprietário do lead, antes de salvar as informações.

Informações do lead

Parabéns! Você acaba de criar seu primeiro lead e com certeza ganhou um emblema que você pode ou não publicar no seu perfil e com isto mostrar a todos as suas realizações. Lembre-se o Zurmo utiliza o conceito de jogo e isto motiva todos que o utilizam em uma disputa interessante dentro da própria empresa ou do próprio departamento.

Parabéns você acaba de ganhar um emblema

Voltando a tela inicial, na coluna à esquerda existem outras opções, além de Contas, Leads e Contatos, como Oportunidades, onde você pode criar e administrar suas oportunidades, e clicando nos três pontos “…” temos ainda Marketing, para gerenciar suas campanhas de marketing, Relatórios, para elaborar os mais diversos relatórios e que podem ainda ser utilizados em suas campanhas de marketing, e, por fim, Produtos, para criar catálogos e serem adicionados em suas oportunidades e com isto saber o que seus clientes compram ou não.

O principal objetivo de um sistema de CRM é auxiliar a sua empresa a fidelizar os clientes existentes e mantê-los ativos, além é claro de ajudar a conquistar novos clientes. Com as informações do Zurmo é possível monitorar o padrão de compras de cada cliente e com isto fazer ofertas e dar descontos específicos para cada um deles, aumentando desta maneira o grau de fidelização, ou criar campanhas de marketing específicas para cada produto/serviço que sua empresa vende.

Resumindo, com o Zurmo você poderá utilizar de forma mais inteligente as informações armazenadas e encantar seus clientes com a oferta certa, no momento em que ele precisa.

Todas estas funcionalidades serão abordadas em outros textos, ao longo desta série sobre o Zurmo CRM, então acompanhe a Linux2Business nas redes sociais para não perder nada sobre esta solução de software livre inovadora.

Utilize o Zurmo CRM Gratuito na Sua Empresa
Contrate Agora

 

Acompanhe a Linux2Business nas redes sociais, compartilhe, participe dos comentários e fique por dentro das novidades de soluções livres para sua empresa.

Twitter Linux2Business GooglePlus Linux2Business Facebook Linux2Business